domingo, 15 de novembro de 2009

"DEVERAS, UM BALÉ POPULAR"



Foto: Arquivo

É o reflexo do amadurecimento que esta companhia absorveu durante seus 25 anos, resistindo aos conceitos e pré-conceitos por ter sua origem na comunidade de Brasília Teimosa.
Desde sua fundação o Deveras, teve como preocupação e objetivos apresentar e divulgar suas pesquisas sobre as manifestações populares(danças), de forma lúdica, buscando garantir a autenticidade nas recriações.
Esse espetáculo registra essa preocupação e apresenta diversos bailados executados pelos anônimos brincantes populares em suas manifestações de rua, recriando e valorizando as Deveras tradições do povo brasileiro. As danças escolhidas para este espetáculo, é o que temos de mais forte e conhecido no nosso folclore, presente na multiculturalidade da cidade do Recife .
É um espetáculo de todas as cores, ritmos e etnias do povo brasileiro. Tem como objetivo principal divulgar os folguedos populares suas origens, vestimentas e sua fundamental importância na identificação cultural com negros, índios e Portugueses. È uma fotografia exata dessa mistura étnica.
Tratando-se de um espetáculo de danças populares, há um respeito nas origens dos adereços. As expressões corporais e faciais são pontos primordiais nas execuções coreográficas, retratando o movimento de cada brincadeira e de cada brincante.
A luz exibe o contraste e o exagero na quantidade de cores, que juntas refletem a alegria dos participantes.

Ficha técnica

Concepção e Direção geral: Mika Silva
Direção artística: Manoel Constantino
Coreografias: Willian sabatello
Assistente de coreografias: Mika silva
Figurinos e adereços; Mika silva e João Neto
Maquiagem : Sérgio di Cavalcanti
Iluminação: Horacio Falcão
Operadora de luz: Mônica hollanda
Preparação vocal: Demetrio Rangel
Sonoplastia: Mônica Moreira
Participação especial: Dandára Martins
Contra regra: Marcelo José, Felipe Tiago e Graça Santana
Produção: CENDESCULDE

Bailarinos:
Aristóteles guerra, Adriando Duarte, Adriano Santhos, Willian Sabatello, Joel Alves Braúna, Mika Silva, Igor Pedersoly, Willian Bernardo, Dandaty Gouveia,karina, Tauana Xavier Santiago, Rensch Reiva, Elaine Silva, Geane, michely Baltar.

2 comentários:

  1. ta faltando muitos bailarinos ai!
    vou definuir o que eu sinto pelo balé deveras°
    deveras & lettycia 1só eu amo o deveras o]
    30anos vem por ai........estarei lá!

    ResponderExcluir
  2. Estive no centro do Recife e pude ver a apresentação do Balé Deveras por ocasião da comemoração dos trinta anos. Deveras é um balé maravilhoso. Gostei de ver, no rosto de cada integrante, a paixão e o amor pela arte. Era impossivel não se arrepiar e ser contagiado por aquela alegria naquele momento mágico. Obrigado a todos vocês que fazem O BALÉ por me dar tanto prazer em tão pouco tempo. Sabe o que é melhor de Tudo? É que vocês são brasileiro e muito melhor ainda: Vocês São de PERNAMBUCO e em especial De Recife e mais sublime ainda: são de Brasilia Teimosa. Parabéns. Um abraço a todos de mais um apaixonado pelo Balé Deveras

    ResponderExcluir